O cigarro pode causar problemas de saúde nas pessoas que fumam e no fumante passivo, isto é, aquele que não fuma mas fica no ambiente, respirando aquela fumacinha.
A fumaça do cigarro tem mais de 4.700 substâncias tóxicas, ou seja, que fazem mal a quem fuma. Entre essas substâncias venenosas estão a nicotina, o alcatrão e o monóxido de carbono.
O cigarro causa dependência química, ou seja, vicia como qualquer outra droga.
O fumo faz mal à pele, deixa as unhas e os dentes amarelados. Além disso, o fumante fica fedendo a cigarro o dia todo.
O fumo causa doenças no pulmão, como bronquite crônica, enfisema e câncer. 90% dos casos de câncer no pulmão têm relação com o fumo.
O fumo também causa derrame cerebral (um derrame é um sangramento, neste caso dentro do cérebro da pessoa). A pessoa que sofre um derrame pode ficar paralítica de uma parte do corpo, pode entrar em coma e até morrer.
A nicotina pode fazer subir a pressão arterial. Juntamente com o monóxido de carbono, a nicotina pode causar um ataque cardíaco na pessoa.
A nicotina também pode aumentar a acidez no estômago, causando úlceras gástricas (um tipo de ferida que aparece dentro do estômago e que dói muito).
Não são só os fumantes que são afetados pelo cigarro. Adultos e crianças que cheiram essa fumaça constantemente (como deve ser o seu caso, se você tem um fumante) também podem ter problemas: crianças podem ter bronquiolite, sinusite, asma e pneumonia; adultos correm mais risco de ter um câncer de pulmão ou um ataque do coração.
Mães que fumam durante a gravidez podem ter filhos prematuros ou até um aborto.
Bebês de fumantes podem nascer com defeitos nos pés e nos dedos (dedos grudados, pés tortos) e sérias dificuldades para aprender a lição da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário